Projetos em Execução

Qualificando a Educação de Crianças e Adolescentes em Favelas do Rio de Janeiro – Fase 2
Patrocínio: PETROBRAS

Tem como objetivo garantir o direito a educação de qualidade para crianças e jovens de favelas do Rio de Janeiro em projeto de educação integral com ênfase no desenvolvimento de metodologias em Educação. A  segunda fase de parceria com a Petrobras do projeto Qualificando a Educação de Crianças e Adolescentes em Favelas do Rio de Janeiro estrutura-se por meio de duas ações articuladas: a implantação do Centro de Referência em Direitos da Criança e do Adolescente e a criação do Núcleo de Formação Continuada para Educadores. Beneficia 200 crianças e adolescentes por ano, moradores da Mangueira, bairro da zona norte do Rio, e adjacências. No turno da noite, o projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com 50 estudantes por ano. Conheça o hotsite do projeto.

 

ocupaescola_baixa

 Ocupa Escola
 Patrocínio/ Parceria: Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro / RJ

OCUPA ESCOLA é um projeto da Rede Complementar de Cultura formulado pelo GT de Arte-  Educação do movimento Reage, Artista!  que a partir do resultado de uma série de debates e  fóruns públicos (Desconferência Municipal de Cultura, Conferências Municipal, Estadual e Federal de Cultura, Audiências Públicas e as diversas plenárias abertas realizadas desde o inicio de 2013), propõe  transformar  11 escolas da rede municipal para atuarem como equipamento público de cultura; com programação artística quinzenal (priorizando o artista do entorno), residência artística de grupo local (que ministrará oficinas de arte aos alunos e terá espaço para desenvolver seu processo criativo), protagonismo dos estudantes e construção participativa (envolvendo escola e comunidade).

 


Trabalhando pela Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes nas Olimpíadas de 2016
Patrocínio/ Parceria: Criança Esperança/ Unesco

O projeto prevê ações educativas capazes de articular o legado da Copa do Mundo/ 2014 à garantia de direitos de crianças e adolescentes da Mangueira e 10 favelas da região da grande Tijuca, considerando os Objetivos do Milênio e o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA),vinculados aos Jogos Olímpicos de 2016.

O projeto é articulado em três frentes: realização das Oficinas de Ciências e Tecnologias Populares, de Memória e Contornos Culturais e de Diálogos com a Escola; pesquisa de mapeamento da situação de garantia de direitos de crianças e adolescentes na Mangueira e Grande Tijuca, em consonância com o ECA e atendimento dos estudantes, identificação e encaminhamento dos casos de violação de direitos.

 

cursos_nipiacA partir de um viés interdisciplinar, o projeto Expressão e Transformação toma como eixo central o trabalho de produção artística com grupos de adolescentes com estudantes da Arte de Educar, visando a experiência expressiva e transformadora dos participantes