Educação Integral

Projeto Pedagógico da Casa da Arte de Educar

A Casa da Arte estruturou seu projeto pedagógico de Educação Integral a partir da Metodologia Mandala dos Saberes, realizando as atividades de formação de crianças e adolescentes através de seis Núcleos de Pesquisa nos horários de contra-turno escolar:

1. Núcleo de Pesquisas Artísticas
Neste núcleo são realizadas pesquisas nas linguagens visual, musical e corporal a partir do confronto entre o interesse identificado na comunidade, a produção contemporânea e a história, e os desafios da linguagem abordada.

2. Núcleo de Pesquisas da Memória
Neste Núcleo são desenvolvidas oficinas de fotografia, vídeo e criação de textos com o objetivo de produzir reflexões acerca da identidade sociocultural das comunidades através do olhar do jovem para sua realidade, bem como da constituição de um banco de dados comunitário.

3. Núcleo de Pesquisas para Escola
Espaço de desenvolvimento e aprofundamento dos conteúdos escolares, frente a uma nova abordagem da aprendizagem, buscando aliar os desafios escolares às outras atividades realizadas na Casa através dos saberes comunitários.

4. Núcleo de Educação Urbana
Programa de educação urbana que realiza visitação à cidade por meio de parcerias com museus, centros culturais e monumentos históricos da cidade do Rio de Janeiro, bem como debates acerca do projeto de urbanização em curso na cidade.

5. Núcleo de Educação para Ciências.
Difusão do conhecimento científico, através de investigações com as tecnologias populares das favelas. Busca formular uma reflexão diferenciada acerca da vida no planeta.

6. Núcleo de Direitos Humanos
Promove ações articuladas para a garantia de direitos das crianças e adolescentes, por meio de diversas ações voltadas para o empoderamento do jovem, da sua família e para o fortalecimento da rede de proteção da criança e do adolescente.