Projetos em Captação

Educação Integral para Crianças e Adolescentes – para doação casada através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente

Desenvolvimento de oficinas do projeto pedagógico estrutural da Casa da Arte de Educar, composto dos seguintes Núcleos:

  • Núcleo de Pesquisas Artísticas: oficinas de artes plásticas, dança, musicalização, percussão, violão e cavaquinho
  • Núcleo de Pesquisas da Memória: oficina de fotografia, vídeo e criação de textos, com o objetivo de produzir reflexões acerca da identidade sociocultural das comunidades
  • Núcleo Diálogos com a Escola: espaço para desenvolvimento e aprofundamento de conteúdos escolares, a partir de metodologia Mandala dos Saberes
  • Núcleo de Educação para as Ciências e Meio-Ambiente – oficina de tecnologias populares, promove o interesse pelas ciências e tecnologias populares, através da difusão do conhecimento aliado às práticas populares
  •  Núcleo de Educação Urbana – visitas à monumentos históricos, centros de cultura, museus, etc.

Formação Musical Carioca
PRONAC: 106429
ICMS: 11057151

Aprovado para captação, SEC – ICMS conforme Lei 1954/ 92; Decreto 42.292/ 10; com 80% de benefício fiscal 2 unidades da Casa da Arte de Educar (Mangueira e Vila Isabel)
200 vagas (100 vagas em cada Casa)

O projeto articula o samba como patrimônio imaterial ao currículo escolar através de metodologia desenvolvida pela Casa da Arte de Educar. Com duração de 1 ano, serão realizados 4 Núcleos: Formação Musical (oficinas de pesquisa vocal – coral, violão e cavaquinho, percussão); Pesquisa de Memória sobre o Samba; Diálogo com a Escola e Educação Urbana (visita a museus, monumentos históricos e centros culturais voltados para a valorização do Samba). Ao final do projeto acontecerá um show de encerramento apresentando jovens que se destacaram nas oficinas e músicos convidados.

Centro Cultural Casa da Arte de Educar
PRONAC: 1010372

Aprovado para Captação, conforme Art. 18 (com 100% de isenção fiscal para empresas tributadas com base no lucro real, que tenham imposto a pagar) 200 alunos em cada unidade (600 pessoas).
O projeto prevê apoio às atividades da Casa da Arte em três comunidades pacificadas: Mangueira, Macacos e São Carlos / RJ. Através do patrocínio serão desenvolvidas atividades educativas baseadas no projeto pedagógico da Casa. Ao final de 1 ano, será promovido um evento que congregará os alunos dos 3 espaços e apresentará os produtos artísticos desenvolvidos pelos alunos: apresentações de música e dança, exposições de artes plásticas e fotografia, etc.

Ação integrada entre o Pontão de Cultura, o Programa Escola Viva e o Programa Cultura e Saúde – Formação Musical na Casa da Arte de Educar
PRONAC: 082163
Avançar e avaliar no desenvolvimento da metodologia Rede de Saberes e na articulação entre cultura e educação. Oficinas de formação musical tendo como foco a tradicional produção de música dos bairros da Mangueira e Vila Isabel / RJ.

Qualificando a Educação de Crianças e Adolescentes em Favelas do Rio de Janeiro
Núcleo de Educação para as Ciências em Favelas Cariocas – Um Espaço para ler e escrever

Projeto de estímulo à leitura em favelas cariocas. A Casa da Arte de Educar já possui uma biblioteca e salas de leitura que poderão ser utilizadas neste projeto. Esta iniciativa tem por objetivo contribuir também para o sucesso escolar e o letramento, a partir da integração escola/comunidade.

Formação em Dança
Neste projeto a dança será trabalhada como uma mediadora entre os vários estilos e o estilo individual, um canal de descoberta da linguagem corporal e da expressão artística dos alunos, servindo ainda, como fonte de reflexão sobre a importância do respeito pela diversidade cultural.

Projeto de Saúde Integral
Projeto realizado a partir de ações de profissionais da saúde, especialmente na área de Psicologia, junto às comunidades da Mangueira e Macacos (Vila Isabel).

Seminário Nacional: A Criança e o Jovem refletindo sobre as Cidades e a Cultura para uma Vida Sustentável
O projeto trata da reunião de crianças e jovens para discutir os desafios culturais para o futuro da vida na Terra num Seminário a ser realizado no Rio de Janeiro.