Projeto Ocupa Escola nasce de parceria com movimento social Reage Artista e Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

O projeto tem como objetivo colaborar para tornar a escola um equipamento cultural através do incentivo ao diálogo entre a cultura juvenil, a comunidade escolar e a produção cultural da cidade. Vinte e cinco escolas municipais passaram a  integrar a Rede Complementar de Equipamentos Públicos de Cultura como espaços de produção e difusão da cultura do Rio de Janeiro.

Uma das principais apostas do projeto Ocupa Escola foi na potência da integração das práticas escolares com as culturas locais para a promoção de uma escola mais democrática, integrada à sua comunidade, onde o protagonismo juvenil é incentivado e o aprendizado é vivenciado de forma significativa por estudantes e professores.

O projeto alcança cerca de 10.000 (dez mil) estudantes de todas as idades matriculados nas 25  escolas participantes (distribuídas em todas as regiões da cidade) além dos professores e diversos atores sociais que integram estas comunidades.

Tendo em vista os diversos desafios da escola pública o projeto investe no convívio social, atualmente marcado fortemente pela violência e desigualdade, transforma a escola em espaço de experimentação e produção de cultura, impactando diretamente o trabalho pedagógico realizado.

Em cada escola uma equipe produz duas Ocupações Artísticas por mês de modo participativo, envolvendo alunos e comunidade. As escolas também recebem grupos artísticos de diversas linguagens, que realizam Residências Artísticas promovendo a produção artística local.

Todo o trabalho é monitorado através de pesquisas participativas buscando acompanhar os impactos do trabalho desenvolvido.